quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O problema do lixo

   O lixo gerado pelas residências, industrias, comércios entre outras fontes tornou-se um problema preeminente. O planeta Terra se supri em um sistema fechado, onde o “fora“ não existe. Quando pensamos em descartar os resíduos gerados em nossas casas e o encaminhamos aos caminhões de lixo, não estamos jogando-o fora e sim apenas mudando o problema de lugar, longe da vista de nossos olhos, afinal, como diz o dito popular “o que os olhos não vêem o coração não sente”. 
 Uma solução criativa e altruísta, pelo menos parcial, para os resíduos residenciais é a criação de hortas orgânicas comunitárias, que além de reutilizarem sobra de alimentos, diminuindo o lixo orgânico, na criação de adubos por meio de técnicas de compostagem, também contribuem para a conscientização do uso solo sem a adição de agrotóxicos que são nocivos a saúde humana e a saúde da terra, pois poluem o solo e a água, se disseminando de forma descontrolada pelo meio ambiente. 
  Na natureza nenhuma planta precisa de adubos e nada é considerado lixo. Tudo está inserido em um ciclo onde a matéria orgânica produzida pelas plantas e animais é decomposta e volta a servir de alimento  para a flora e a fauna. Mais de 60% do lixo produzido é matéria orgânica e acaba indo para os aterros sanitários, com um altíssimo custo financeiro e ambiental, tornando algo passível de reaproveitamento em um dos maiores vilões ambientais.
  As composteiras podem ser feitas de várias formas, através de caixas comercializadas que são específicas para a técnica, em tonéis ou simplesmente cavando um buraco fundo na terra, e ir adicionando cascas de legumes, restos de frutas, talos de folhas, depois cobri-las com folhas secas e terra por cima. Pode-se utilizar este adubo natural, misturando com um tanto a mais de terra para nutrir ainda mais o solo que servirá de base para a plantação ou plantando uma arvore no próprio buraco onde a composteira  se deu.

   Além da relatada contribuição para a destinação do lixo orgânico, as hortas comunitárias são de extrema importância no processo de conscientização da população  em termos de sustentabilidade, diminuindo desta forma o consumo de produtos cheio de agrotóxicos, forçando a inovação da agricultura, criando hábitos sustentáveis em crianças que acompanham o processo do plantio desde sua origem e criando responsabilidade social com o lixo que é gerado individualmente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.