domingo, 25 de agosto de 2013

Uma Possível Sustentabilidade


O ar é um recurso natural de extrema importância para a sobrevivência de qualquer espécie. Segundo o seu tempo de reposição na natureza ele é classificado como um recurso renovável, entretanto, devido à ação antropica, o ar pode sofrer grandes danos tornando-o um recurso não mais renovável.
  Cientes desta realidade de dimensões planetária, muitos países assinaram o Protocolo de Kyoto, que estabelece um limite máximo para a emissão de gases poluentes em 1997 e outros foram se ratificando nos anos seguintes entre eles a Alemanha que se comprometeu a alcançar as metas propostas pelo tratado.
O país europeu adotou como medida a ampliação da produção de energias alternativas e o aumento do consumo de combustíveis biológicos na redução das emissões de dióxido de carbono.
 Como alternativa o governo Alemão passou a alimentar as redes de abastecimento de gás com um maior percentual de biogás que atende a calefação destinada às residências , obrigando os novos edifícios a usarem energia renovável na produção de energia elétrica e auxiliando as construções antigas. Inseriu no cotidiano das pessoas o uso da bicicleta ao invés do carro, criando toda uma estrutura viável para o uso deste transporte.


  Um exemplo da aplicação de programas eficientes voltados para a sustentabilidade é Freiburg uma cidade localizada no sudeste da Alemanha com aproximadamente duzentos mil habitantes, sendo considerada um centro de excelência em qualidade de vida pelo seu design urbanístico e pelo seu espírito ecológico, onde o número de bicicletas é o dobro do de automóveis registrados e quase não há estacionamento para esses veículos na cidade, devido a esta atitude foi possível verificar nos medidores de poluição o índice zero em monóxido de carbono. 
 
Conhecida como a cidade mais verde do planeta, Freiburg investe em energia limpa, são quase quatrocentos metros de captadores fotovoltaicos que produzem eletricidade através da luz do sol, a usina é regida pelos moradores e os painéis solares muitas vezes chegam a gerar mais energia do que a própria casa consome, o governo incentiva a pratica comprando o excesso de energia produzido e redistribui. Suas construções são projetadas com isolamento térmico o que viabiliza o aproveitamento do calor dispensando o uso de aquecedores elétricos e mantendo a temperatura agradável no verão. 
  São exemplos como estes que refletem concretamente os princípios do Desenvolvimento Sustentável se mostrando eficaz para o meio ambiente e rentável para a economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.